Beremiz Samir, o Homem que Calculava, viajando na garupa de um camelo junto com seu amigo, se deparam com três pessoas discutindo ao lado de um lote de camelos. O motivo da discórdia era a partilha dos camelos, deixados como herança aos três irmãos. O pai, antes de falecer, determinou como seria a divisão dos 35 camelos:
- O filho mais velho ficaria com a metade.
- O filho do meio ficaria com a terça parte.
- O filho caçula ficaria com a nona parte.
A metade, a terça e a nona partes de 35 não incorrem em um valor exato – não faz sentido dividir um camelo. Beremiz, com o apoio do seu amigo, propôs resolver o problema adicionando seu próprio camelo para totalizar 36. Dessa forma, a divisão proposta pelo pai seria respeitada:
- O filho mais velho ficaria com a metade de 36: 18.
- O filho do meio ficaria com a terça parte de 36: 12.
- O filho caçula ficaria com a nona parte de 36: 4. Note que a soma totaliza 34 e não 36. O algebrista convenceu os irmãos de que com essa divisão eles obteriam lucro, pois na partilha de 35 camelos:
- O filho mais velho ficaria com 17 e pouco.
- O filho do meio ficaria com 11 e pouco.
- O filho caçula ficaria com 3 e pouco. Como gratidão pela solução do problema, os irmãos entregaram 2 camelos ao inteligente Beremiz. Agora, ele e seu amigo poderiam seguir viagem juntos, mas cada um em seu camelo.

Nenhum comentário:
Postar um comentário